AlziraVelano Unifenas















Fundador

O fundador do Hospital Universitário Alzira Velano, foi o Prof. Edson Antônio Velano.

Edson Velano também fundador e reitor da UNIFENAS, nasceu em Alfenas, MG, em 26 de setembro de 1943 e faleceu em 22 de março de 2008.

Professor, jornalista, empresário, político, escritor, Prof. Edson Velano, deixou uma grande marca no desenvolvimento de Alfenas e do Sul de Minas nas áreas de educação, saúde e comunicação.

Filho de Alzira Velano e de José do Rosário Vellano, foi casado com Maria do Rosário Araujo Velano com quem teve duas filhas, Larissa Araujo Velano e Viviane Araujo Velano Cassis, que lhe deram os netos João Vitor, Gabriela e Edson. Joao Vitor e Gabriela, filhos de Viviane e Dr Fúlvio Cassis. Edson filho da Dra Larissa A. Velano e Alex Dozza.

Dono de uma história de vida singular, Edson Velano começou a trabalhar muito cedo, aos 11 anos, como entregador de jornais. Depois passou a auxiliar de linotipia, no tempo em que os jornais tinham impressão tipográfica e a composição dos textos era feita manualmente. Aí aprendeu a arte de lidar com as palavras: tornou-se jornalista, professor, reitor, político, escritor. Sempre, fazendo da palavra sua aliada.

Na adolescência trabalhou na Rádio Cultura, onde foi discotecário, locutor a apresentador de programas de auditório.

Trabalho no Jornal O Indicador e no Jornal Alfenense onde fez de tudo, foi office boy, entregador de jornais, linotipista, repórter, jornalista, editor.

Aos 18 anos, foi nomeado inspetor de alunos no recem criado Colégio Estadual, onde foi professor substituto, professor, vice diretor, diretor.

Graduou-se em Pedagogia e Direto e fez pós graduação em Administração Escolar.

Foi com uma trajetória de lutas, dificuldades e conquistas que Edson Velano construiu a UNIFENAS, que em constante crescimento, transformou-se em uma grande força educacional do Estado.

Com a criação do Curso de Medicina da Unifenas em 1990, Edson Velano iniciou seus projetos na área de saúde, criando o Hospital Universitário que recebeu o nome de Alzira Velano, em homenagem a sua mãe que falecera durante as obras de construção.

Juntamente com suas atividades profissionais e acadêmicas Edson Velano desenvolveu sua carreira política: foi vereador por 3 mandatos, presidente da Câmara, e Vice-prefeito por dois mandatos.

Como advogado, foi profundo conhecedor das leis, como professor de português, um defensor da língua pátria. Orador notável e escritor sensível, escreveu crônicas, poemas, discursos e os livros: Sombras de Vila Formosa - coletânia de artigos publicados no Jornal dos Lagos, Ventos de Vila Formosa e Escritos da Juventude.

Sobre o Hospital Universit&ário ele escreveu:

"O principal é a concepção de que o Hospital Alzira Velano é a casa de todos, que a todos deve receber e atender como as pessoas mais importantes. E realmente são.

A pessoa mais importante do Alzira Velano é o paciente.

Este hospital nasceu da bondade dos que sentem e viverá da confiança dos que sofrem".

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.