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Um guia para uma vida mais saudável

O seu médico pode fazer você se sentir melhor, seja através de uma medicação ou de uma orientação adequada. Mas você também pode se ajudar, criando hábitos simples e saudáveis.

À primeira vista são pequenas atitudes indispensáveis para você viver um dia-a-dia mais saudável:

Hábitos Alimentares:
- Faça refeições leves: Comer em excesso, seja o que for, não é nada saudável, pois pode sobrecarregar o seu trato digestivo, dificultando a digestão dos alimentos.
- Coma devagar: O trato digestivo possue um ritmo próprio para movimentar os alimentos digeridos. Fazendo as refeições com calma, você estará ajudando a digestão e evitando a sensação de empachamento.
- Mastigue bem os alimentos: Pequenas partículas de alimentos são mais facilmente digeridas e absorvidas. Por isso, refeições apressadas e alimentos mal mastigados dão muito mais trabalho ao estômago.
- Evite "tirar soneca" após as refeições: Deitando, a possibilidade de regurgitações é maior, e sobregarrega o seu estômago

Alimentação:
- Evite comidas gordurosas: alimentos com muita gordura retardam o esvaziamento gástrico e demoram mais para ser digeridos. De uma maneira geral, comer bem significa comer um pouco de tudo: pão, legumes, verduras, frutas, peixes, carnes e derivados do leite.
- Evite beber líquidos contendo gases ou alimentos fermentados: Os gases, acumulando-se no estômago, podem causar sensação de empachamento, e provocar eructações (arrotos).

Bebidas:
- Deixar as bebidas para depois de terminada a refeição: para conseguir um bom esvaziamento gástrico, o estômago não deve ser preenchido apenas por líquidos que podem fazer você se sentir "cheio" antes mesmo de terminar a refeição.
- Diminua os cafezinhos: O café não só compromete o esvaziamento gástrico como também relaxa os músculos que impedem a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago. Sob os efeitos da cafeína, alimentos vindos do estômago podem facilmente voltar à garganta. O resultado é regurgitação e sensação de queimação no estômago.
- Evite bebidas alcoólicas: O álcool irrita a parede do estômago.

Comportamento:
- Evite usar roupas muito justas: elas também "apertam" o estômago, impedindo seu funcionamento normal.
- Reduza o número de cigarros ou pare de fumar: O cigarro influi negativamente sobre o trato digestivo. Parar de fumar ou diminuir o número de cigarros será muito benéfico à sua saúde.
- Evite o estresse: O estresse e as emoções fortes refletem sobre o funcionamento do seu estômago. Por exemplo: algumas pessoas ficam agitadas e perdem logo o apetite.
- Emagreça se você estiver acima do peso normal: Excesso de peso pode aumentar a pressão sobre o estômago, favorecendo a regurgitação e consequente azia

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