AlziraVelano Unifenas
















Histórico

Enquanto comemorava a autorização para o funcionamento do curso de Medicina da Unifenas, em 15 de dezembro de 1989, o professor Edson Antônio Velano dava início à sua obra mais revolucionária e transformadora. Começaria a mudar, a partir dali, a saúde no Sul de Minas.

Ao mesmo tempo em que as máquinas começavam o serviço de terraplanagem em junho de 1990, traçava-se um novo desenho para o ensino médico e a assistência à saúde em Minas e construía-se um novo destino para Alfenas. O futuro começava ali.

Rapidamente o sonho tomou forma. Terra, tijolos, cimento, massa e ferro se transformaram em salas, corredores, consultórios, CTIs, laboratórios, salas de cirurgias, que se tornaram um centro de excelência em atenção à saúde. A coragem do sonho e a força do trabalho de Edson Velano edificaram os serviços de qualidade, os benefícios sociais, o atendimento cuidadoso, o tratamento especializado.

Em 16 de março de 1992 foi inaugurado o ambulatório no 1° Bloco.
Em Setembro 1992 termina a construção dos quartos com os primeiros leitos e a primeira sala cirúrgica.
Em outubro de 1992, houve a primeira internação e em 4 de dezembro acontece o primeiro parto - nasce a menina Luiza Alzira.
No dia 12 de dezembro de 1992 é inaugurado oficialmente o Hospital Universitário Alzira Velano.

Hoje, o Alzira Velano é um centro de Vida especializado em assistência, ensino e pesquisa.

Credenciado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde, como hospital de ensino, o Hospital Alzira Velano é um moderno complexo hospitalar formado pelo hospital central, mais as clínicas especializadas em Fonoaudiologia, Oftalmologia, Fisioterapia, Terapia Renal Substitutiva - Hemodiálise, Laboratórios de Análises Clínicas e Anatomopatológico, Centro Pró-Sorriso - Centrinho (para tratar lesões lábio palatais e crânio faciais), o CerIII, Centro Especializado em Reabilitação - Físico, Estoma, Auditivo e Visual - e mais sete ambulatórios localizados em bairros de Alfenas.

O Hospital Universitário Alzira Velano é certificado como hospital de ensino pelo Ministério de Educação e Cultura - MEC e pelo Ministério da Saúde, recebendo acadêmicos do Curso de Medicina da Unifenas, campus Alfenas.

O Alzira Velano oferece:

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.