AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  Direitos dos pacientes com deficiência A fonoaudióloga Sanyele Pineiro, participou quarta- feira, dia 15, às 16h, de uma live, promovida pelo CONPED – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Soloni Viana 21/07/2020 - 15:53:12
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
Tivemos a participação do presidente da instituição Roberto Carlos Pinto, da senhora Sheyla Novaes, coordenadora de reabilitação da Secretaria Municipal da Saúde de Belo Horizonte e do enfermeiro estomaterapeuta Mauro Souza, conselheiro do CONPED.



Sanyelle Pinheiro após apresentar o Hospital Alzira Velano e informar sobre o serviço que é prestado pelo CERIII do hospital universitário da Unifenas, falou das mudanças no atendimento para melhor atender os pacientes e familiares, e como a inovação ajuda a manter a excelência do atendimento.

“Diante da atual pandemia sentimos a necessidade de modernizar os atendimentos através de novas tecnologias como whatsapp e videoteleatendimentos para manter assistência aos nossos pacientes”, explicou a fonoaudióloga.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo CER III, ela cita a criação de grupos de watsapp de pacientes com o mesmo perfil de desenvolvimento para manter o contato com o profissional responsável e este solicitar atividades que devem ser realizadas em casa; a implantação de vídeos de teleatendimentos para que no momento que seria o atendimento presencial de reabilitação o paciente e a família tem o profissional a disposição para discussão das tarefas e orientações e mesmo conversar de troca de informação. Segundo Sanyelle, é solicitado aos familiares para gravarem vídeos das atividades desenvolvidas em casa e enviarem a fonoaudióloga que atende o paciente para avaliação. Ela esclarece que os pacientes que estão no período de retorno são contactados por telefone para esclarecer dúvidas e passar orientações mas quando há necessidade e possibilidade do paciente vir aqui na clínica, nós fazemos atendimentos presenciais, sempre considerando as normas de cuidados e prevenção. Os novos casos são agendados de forma gradual considerando as medidas restritivas, a saúde dos pacientes e da equipe multiprofissional do serviço.

O serviço de saúde auditiva do Hospital Alzira Velano foi credenciado junto ao Ministério da Saúde em dezembro de 2005, e passou a ser Centro Especializado em Reabilitação – CER III a partir de novembro de 2014,nas modalidades auditiva, física/estomia e visual.

O CERIII auditivo é referência para 72 municípios; o CERIII visual para 154 municípios e o físico/ estomia para 24 municípios.

Desde 2007, o hospital é credenciado com o programa de triagem auditiva neonatal, que são realizadas na alta hospitalar da maternidade e recebe também pacientes ( recém nascidos ) referenciados de 24 municípios;

O mais novo credenciamento da Clínica de Fonoaudiologia é o programa de implante coclear que é referência para 154 municípios. As cirurgias começaram em agosto de 2019 e já foram realizadas 16 cirurgias, todas bem sucedidas. Nas modalidades – auditiva ,visual, físico e estomia , são concedidos órteses e próteses



Atualmente o CERIII auditivo possui um cadastro de 22 mil pacientes, o visual 389 pacientes; fisico 3.648 pacientes e estomia 247 pacientes. Alguns pacientes são atendidos em duas ou mais modalidades.



O CERIII possui uma equipe multiprofissional formada por médicos clínicos/cirurgiões dentre as especialidades médicas( clinico, ortopedista, oftalmologia, pediatria e geneticista), fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, serviço social, psicologia e enfermeiro estomaterapeuta, todos envolvidos e preparados no processo de acolhimento e assistência.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 16/09/2020  - Um ano de implante coclear
 16/09/2020  - A pandemia não acabou
 14/08/2020  - AGOSTO DOURADO
 21/07/2020  - Direitos dos pacientes com deficiência
 21/05/2020  - Mães que doam leite salvam vidas
 21/05/2020  - Técnicos e auxiliares recebem homenagem
 13/05/2020  - Hospital recebe doação de jalecos
 13/05/2020  - COREN doa máscaras ao hospital


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.