AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  AGOSTO DOURADO O leite materno: alimento de ouro
Soloni Viana 14/08/2020 - 15:24:15
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
A Semana Mundial de Aleitamento Materno aconteceu, na semana de 3 a 6 de agosto, com início segunda-feira, dia 3 de agosto, dentro da programação do AGOSTO DOURADO, mês dedicado ao Aleitamento Materno, realizado anualmente no Brasil e em todos países do mundo, com campanhas de comunicação e ações educativas para esclarecer profissionais da área de saúde, mães, pais, familiares e toda a comunidade sobre a necessidade e a importância do aleitamento materno.

O mês de agosto tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno, e este ano por causa da pandemia de Covid-19 mudou-se o formato, mas não o foco. Os eventos de celebração e conscientização ocorreram virtualmente, respeitando o protocolo do Ministério da Saúde. O tema deste ano da SMAM – Semana Mundial de Aleitamento Materno - tem enfoque ecológico – fala sobre o impacto da alimentação infantil no meio ambiente,a mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de toda a população, ressaltando que amamentar é um ato natural.

O hospital Universitário Alzira Velano faz parte da rede nacional de hospitais que defendem o aleitamento, e através do seu Posto de Leite Materno e do Ambulatório de Aleitamento realiza permanentemente campanhas de orientação sobre aleitamento. Este ano o Agosto Dourado aconteceu em ambiente virtual, com importantes eventos sobre o tema,com profissionais da área e com participação de mães, familiares e acadêmicos.

A Semana do Aleitamento Materno realizada de segunda a quinta-feira, do dia 3 ao dia 6,sob a coordenação enfermeira e professora Catia Aline Silva Swerts e da Dra Maria Natalia Andrade, médica neonatologista, professora do curso de medicina e pediatra da UTI Neo Natal, teve sucesso de participação.

As palestras em ambiente virtual aconteceram sempre das 20 às 21 horas, com a seguinte programação: segunda –feira, dia 3, “Aconselhamento em aleitamento materno”, pela enfermeira prof. Cátia Aline Silva Swerts;terça - feira, dia 4 , “A importância da equipe de apoio no Aleitamento Materno”, com a médica pediatra Amanda Sereno;

quarta-feira, dia 5, “A importância do aleitamento Materno e os primeiros mil dias",com a médica neonatologista Dra. Maria Natália Andrade; e quinta-feira, dia 6 ,bate papo com as nutrizes e as profissionais que fizeram as palestras: Profª. Cátia Aline Silva Swerts, Dra. Maria Natália, Dra. Amanda Sereno, Enfª Rosângela Rodrigues Fagundes e também com as participação de várias mães e profissionais da área de saúde.



Outro evento importante da Semana Mundial da Amamentação foi a 1ª Jornada Interligas sobre Aleitamento Materno realizada para acadêmicos e profissionais da área da saúde, gestantes e puérperas de várias localidades com objetivo de dar visibilidade, informar e conscientizar sobre a importância do aleitamento materno. O evento foi realizado pelas Liga de Pediatria da UNIFENAS e de Pediatria e Saúde da Mulher da UNIARARA e contou com a participação da enfermeira Cátia Aline Silva Swerts que abordou o tema “Importância dos bancos e postos de coleta de leite humano”, e da Maria Natália de Andrade que orientou sobre “A importância da amamentação e preocupação com o ganho de peso e do RN.



O Hospital Alzira Velano mantém um Posto de Leite Humano com equipe especializada que orienta as mães sobre aleitamento e faz a coleta do leite doado voluntariamente e generosamente pelas mães que tem leite em excesso. O objetivo é promover o aleitamento de crianças cujas mães não puderam amamentar ou que por outros motivos não têm acesso ao leite materno.





A Semana de Aleitamento Materno foi instituída pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância),em 1992.No Brasil, em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 16/09/2020  - Um ano de implante coclear
 16/09/2020  - A pandemia não acabou
 14/08/2020  - AGOSTO DOURADO
 21/07/2020  - Direitos dos pacientes com deficiência
 21/05/2020  - Mães que doam leite salvam vidas
 21/05/2020  - Técnicos e auxiliares recebem homenagem
 13/05/2020  - Hospital recebe doação de jalecos
 13/05/2020  - COREN doa máscaras ao hospital


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.