|
Outubro Rosa
Outubro Rosa faz prevenção do câncer de mama
Soloni Viana
04/11/2021 - 16:9:37
Imprimir 
Tamanho da fonte 
Fachada Hospital Alzira Velano
O Hospital Universitário Alzira Velano participa pela 15ª vez do movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa. Cada ano com uma nova mensagem, o hospital busca com sua campanha de comunicação colaborar para a prevenção do câncer de mama, em Alfenas e região, orientando as mulheres a se cuidarem, se informando sobre a doença, observando os sinais do seu corpo, buscando orientações , fazendo mamografia e seguindo orientações médicas. Para lembrar que o mês de outubro, é tempo de prevenção ao câncer de mama, o Alzira Velano iluminou sua fachada com a cor rosa, imprimiu cartazes com orientação sobre o câncer de mama e distribuiu camisetas rosa para suas funcionárias.
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.
No Brasil, o objetivo do Outubro Rosa 2021 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5%, ou um 1/4, de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
Voltar
|
|