AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  UTI neonatal: um centro de cuidado e am UTI neonatal do Alzira Velano que existe desde 2004
Soloni Viana 29/11/2021 - 14:27:42
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
“O nascimento de uma criança prematura tem um grande impacto na vida de seus pais e familiares. A equipe de saúde deve estar preparada para acolher e orientar as famílias neste momento tão difícil, em que a situação foi diferente do que haviam planejado e imaginado”, diz a médica Annie Beatriz, contando que “na UTI neonatal do Alzira Velano que existe desde 2004, nestes anos de cuidado, aconteceram muitas histórias e temos lembranças que guardamos com carinho, e esperamos poder cada vez mais poder oferecer o melhor atendimento e carinho aos prematuros e suas famílias.”
Annie Beatriz faz questão de ressaltar que a equipe toda da Neonatal incentiva e promove a união dos prematuros com seus pais e prepara a vida futura do bebê com sua família, após a alta hospitalar. “A presença da mãe junto ao seu prematuro é incentivada desde o primeiro dia de vida até a alta hospitalar. Os pais podem permanecer na UTI o tempo que quiserem, e o contato pele a pele é realizado através do Método Canguru, em que o bebê é colocado sem roupa sobre o peito da mãe ou do pai, aquecendo-se, pois estará em contato direto com o corpo materno ou paterno.
Como muitos desses bebês precisam de cuidados especializados, realizados por profissionais, no hospital, os pais podem ter dificuldade de iniciar uma aproximação com seu filho prematuro. Não sentem que o bebê seja realmente deles, mas, sim, que ele pertence à equipe do da unidade neonatal. A presença vai ajudar no vínculo com o filho, como, também, amamentar, cuidar do bebê (trocar a fralda, dar banho, alimentá-lo) também ajuda na aproximação mãe-filha-família. Ao banhá-lo, trocá-lo e alimentá-lo, a mãe e a família demonstrarão seu carinho e o bebê também, estreitando seus laços numa troca muito prazerosa. Os pais precisam, portanto, sentir que aquela criança é o "seu filho", e isso acontece quando inicia um contato físico mais próximo com ele, visitando-o sempre que puder, olhando-o e deixando-o vê-los (olho-no-olho). Para facilitar a interação, os pais podem falar com ele antes de tocá-lo, fazendo com que ele saiba que eles estão ali. A voz suave da mãe o acalma e seu toque carinhoso lhe dá segurança e tranquilidade.”
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 29/11/2021  - Novembro Roxo, mês da prematuridade
 29/11/2021  - Separação Zero: pais e filhos, juntos.
 29/11/2021  - UTI neonatal: um centro de cuidado e am
 04/11/2021  - Outubro Rosa
 30/08/2021  - Alzira Velano se prepara para ser Hospi
 30/08/2021  - Alzira Velano se prepara para ser Hospi
 09/06/2021  - Outono pede cuidados com a saúde
 09/06/2021  - Novo protocolo


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.