Unifenas
Unifenas
   
 
Busca :   
   
 
Resultado de Exames Laboratoriais
 
Fale Conosco
 
 Humanização

 Banco de olhos

 Banco de sangue

 Guia de saúde

 Convênios

 
 
 
 
 
 

 Campanha de combate a Dengue

Para alertar e orientar as pessoas sobre a DENGUE, o Hospital Universitário Alzira Velano intensifica este mês sua campanha de conscientização para funcionários,pacientes,visitantes e acompanhantes, esclarecendo sobre a importância dos cuidados e da prevenção. A intenção é tentar reduzir o número de casos, que este ano já está entre os mais altos dos últimos quatro anos.

Foram distribuídos e afixados pelo hospital cartazes de orientação sobre como acabar com as larvas do mosquito, antes que elas se proliferem,fazendo a limpeza de quintais, hortas e jardins, e retirando qualquer vasilha,utensílio, vaso ou objeto onde a água possa ficar parada, e acabar com os focos do mosquito.
Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, em 2015 já foram registrados mais de 1,4 milhões de casos e foram confirmados 693 óbitos por dengue, o que representa um aumento no país de 70% em comparação com o mesmo período de 2014, quando foram confirmados 407 óbitos", afirma um boletim emitido pela Secretaria de Vigilância Sanitária ligada ao MS.

Outra questão que preocupa as autoridades médicas, além da epidemia da DENGUE, é que o mesmo mosquito aedes aegypti que transmite a dengue, transmite também outras doenças “parecidas” com a dengue – a chikungunya e a zika, que têm alguns sintomas semelhantes.
Por isso, reforçam os especialistas, é tão importante fazer a prevenção e acabar com os focos dos mosquito transmissores da DENGUE, DA ZIKA e da CHIKUNGUNYA - o mosquito AEDES AEGYPTI.

SINTOMAS DA DENGUE E CUIDADOS

Dores musculares, dores nas articulações, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e manchas na pele. A febre aparece até os primeiros quatro dias. Aos sentir qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar um posto de atendimento médico, ou PSF, e iniciar imediatamente os cuidados tomando muita água, sucos e chás, (até quatro litros por dia), fazendo repouso e em casos de febre, seguir a recomendação médica.
ATENÇÂO ESPECIAL

Faça semanalmente uma limpeza especial em sua casa, observando os locais onde é possível haver focos do mosquitos ou larvas, como em vasos de plantas, geladeira e vasilhas no quintal. Cuide bem da limpeza destes locais. Não deixe água parada em garrafas,latas e vasilhas.A prevenção é o melhor remédio.

 

Voltar

 
 
 
  Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37130-000 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.