Unifenas
Unifenas
   
 
Busca :   
   
 
Resultado de Exames Laboratoriais
 
Fale Conosco
 
 Humanização

 Banco de olhos

 Banco de sangue

 Guia de saúde

 Convênios

 
 
 
 
 
 

 

Comer mais vezes ao dia ajuda a diminuir níveis de colesterol

LONDRES (Reuters) - Controlar os níveis de colesterol não depende apenas de uma dieta balanceada, mas também de quantas vezes por dia a pessoa come, revelou uma pesquisa publicada no The British Medical Journal na sexta-feira.

Homens e mulheres que comem seis ou mais vezes ao dia têm a taxa de colesterol 5% mais baixa do que os que comem menos vezes, o que pode significar um risco menor de doenças cardíacas, a causa número um de morte em muitos países ocidentais.

"Se você já se alimenta de uma maneira saudável e quer ainda mais vantagens, pelo menos no que diz respeito ao colesterol, dividir suas refeições para comer com maior freqüência pode proporcionar um benefício adicional", afirmou a professora Kay-Tee Khaw, da Universidade de Cambridge.

Khaw e sua equipe entrevistaram mais de 14 mil pessoas com idades entre 45 e 75 anos sobre hábitos alimentares, incluindo refeições, intervalos para lanches e petiscos, e mediram suas taxas de colesterol.

Os estudiosos descobriram que as concentrações de colesterol eram aproximadamente 5% mais baixas em pessoas que se alimentavam mais vezes ao dia do que as dos que comiam com menor freqüência. Eles não levaram em conta a massa física, a quantidade de exercícios e o hábito de fumar.

Embora a redução de 5% não pareça ser significativa, ela poderia ter um grande impacto no risco de doença cardíaca. "A partir de outros estudos sabemos que uma redução de 5% do colesterol pode estar associada a 10% na redução do risco de enfermidades coronárias", acrescentou ela.

Experiências feitas com animais de laboratório sugerem que comer grandes quantidades de alimento depois de um período longo sem se alimentar muda a forma como a gordura é armazenada e aumenta os picos de insulina que induzem as enzimas do fígado, responsáveis pelo metabolismo.

"Caso você coma com mais freqüência, você não tem picos grandes de insulina. Portanto, as enzimas responsáveis pela produção do colesterol funcionam diferente e você não apresenta níveis elevados da substância", explicou a especialista.

Voltar

 
 
 
  Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37130-000 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.