Unifenas
Unifenas
   
 
Busca :   
   
 
Resultado de Exames Laboratoriais
 
Fale Conosco
 
 Humanização

 Banco de olhos

 Banco de sangue

 Guia de saúde

 Convênios

 
 
 
 
 
 

Stresse

Nunca se falou tanto em estresse e no que fazer para evitá-lo. Mas será que fazemos mesmo o que precisa ser feito?

Hoje em dia qualquer coisa que chateie demais ou frustre nossas expectativas é classificada de estressante. Um desgaste físico ou psicológico que fuja à rotina, uma tarefa difícil, alguém malcriado ao telefone, e pronto: ah, que estressante... (Cá entre nós, até este assunto, para muita gente, é estressante.)

Mas acredite: o estresse de verdade existe, e você poderá dar de frente com ele a qualquer momento. Isso, porém, não é razão para receio. Calma! O estresse só avança sobre quem não sabe lidar com ele. Não é o seu caso, certo?

Quantos de seus colegas, por exemplo, têm mesmo respondido de modo pacífico às exigências do trabalho? E as coisas pequenas, do cotidiano? Você já notou o modo como as pessoas se comportam diante delas? Como elas reagem ao telefone que não pára de tocar?

Preste atenção no texto abaixo:
A última quinta-feira pode ter sido péssima. Talvez toda a semana tenha sido um horror. É possível. Dias ruins existem. Mas será que, quando estamos reconstituindo um desses dias que já passaram, lembramos deles da maneira como realmente aconteceram? Pare um pouco para pensar sobre isso. Os pessimistas costumam classificar os dias pelo que eles tiveram de pior. Será que você não está fazendo o mesmo? Por acaso não ouviu uma boa piada, não teve uma idéia nova ou não almoçou como um rei? Reconheça, admita. Reclamar é contagioso. E quem vive se queixando o tempo todo corre o risco de atrair para si as queixas de colegas, vizinhos e parentes. E isso é o quê? É estressante, muito estressante.

Confira algumas dicas para evitar os riscos do estresse:

Experimente parar tudo o que está fazendo agora (por 10 minutos).
Se você topar a brecada de 10 minutos, poderá, com o tempo, acrescentar uma nova velocidade para sua vida.
Fuja da tentação de querer todo mundo concordando com você.
Reflita um pouco: vai adiantar alguma coisa reclamar dos seus prazos finais?
Não se incomode com a burocracia.
Elimine o hábito de fazer promessas que não vai cumprir.
Não deixe as pessoas esperando.
Pare de querer estar na praia, no cinema, com a cabeça em outro projeto ou querendo que o meio da semana seja sexta-feira.
Não permita que os pensamentos estressem você.


Voltar

 
 
 
  Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37130-000 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.