|
Alzira Velano celebra Outubro Rosa
Desde o início do mês a cor rosa está iluminando a fachada do Hospital Universitário Alzira Velano lembrando a todos que estamos no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
Soloni Viana
11/10/2022 - 11:46:55
Imprimir 
Tamanho da fonte 
Desde o início do mês a cor rosa está iluminando a fachada do Hospital Universitário Alzira Velano lembrando a todos que estamos no Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama.
O Outubro Rosa é um movimento internacional que surgiu nos Estados Unidos e hoje é comemorado em todo o mundo com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e anunciar que existe cura para o câncer de mama, desde que seja diagnosticado a tempo e for feito tratamento correto.
O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Segundo o INCA –Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, no ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres.
As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Não há uma causa única para o câncer de mama. São diversos os fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Voltar
|
|