|
Hospital encerra 1ª fase do Lean
O hospital Universitário Alzira Velano encerrou na semana passada, dia 7, terça-feira, com evento de apresentação de resultados, a primeira fase do Projeto Lean nas Emergências
Soloni Viana
17/11/2023 - 13:24:24
Imprimir
Tamanho da fonte
O hospital Universitário Alzira Velano encerrou na semana passada, dia 7, terça-feira, com evento de apresentação de resultados, a primeira fase do Projeto Lean nas Emergências iniciado em agosto, dia cinco, realizado através de assessoria do Hospital Sírio Libanes, de São Paulo, SP. O Projeto Lean nas Emergências, desenvolvido pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), coordenado pelo Ministério da Saúde, tem como principal objetivo combater a superlotação hospitalar nas mais diversas áreas de atendimento, principalmente nos prontos socorros.
O Lean nas Emergências foi criado para resolver graves situações de excesso de demanda e trabalho nos pronto atendimentos. O Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado.
Todas essas melhorias levam a uma maior qualidade com redução de desperdícios – em outras palavras, maior geração de valor para o paciente.
As atividades desenvolvidas promovem a autonomia dos profissionais de saúde beneficiados pelo projeto, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, até sua chegada ao local correto, com recurso correto e no tempo correto.
O projeto Lean se traduz pelo verbo ENXUGAR. Ou seja, tirar os excessos, descartar o que não é necessário.
Uma das tecnologias utilizadas pelo Lean, é o 5 S, criada no Japão, no pós Segunda Guerra, para organizar o país, e hoje utilizada, com sucesso, pela indústria automobilística.
O projeto no Alzira Velano, foi desenvolvido pela equipe do Sírio Libanês, sob a coordenação do médico Dr. Marcos Vinicius Melo de Andrade, pela enfermeira Gisele Calixto nos primeiros encontros e ao final pelo administrador Denis Francis Dias, especialista em processos.
O primeiro ciclo, encerrado agora, constou da formação técnica das lideranças do Alzira Velano por meio de plataforma de ensino a distância; treinamentos presenciais no Sírio Libanês, onde os participantes do projeto conheceram processos e rotinas da instituição e depois aulas e treinamentos presenciais, no Alzira Velano, realizados durante dois dias, quinzenalmente, durante seis meses. O Projeto continua, em segunda fase, a distancia e prevê, ao final, a redução de 20% do nível de superlotação ;redução de 10% no tempo médio de permanência dos pacientes internados; redução de 15% no tempo médio de permanência dos pacientes no serviço de urgência.
Para o diretor clinico do Alzira Velano, Dr. Thiago Vianna Rodrigues "o Lean foi muito bem vindo no Alzira Velano, um hospital, de portas abertas, referência para mais de 26 municípios em atendimento e referência em trauma; o projeto nos auxiliou bastante trazendo a experiência do hospital Sírio Libanês, a experiência dos colegas de Belo Horizonte que fazem atendimento em hospitais de grande porte, para nos auxiliar nessa otimização do fluxo do atendimento. Nós conseguimos observar que isso foi muito importante, em torno de 6 meses nós conseguimos reduzir consideravelmente as filas do pronto socorro.
Voltar
|
|