AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  Novembro Roxo pede Separação Zero O Hospital Alzira Velano comemorou, como faz há muitos anos, o Novembro Roxo, mês dedicado a Prematuridade, realizando vários eventos, para divulgar a importância do cuidado com os recém nascidos prematuros.
Soloni Viana 29/11/2022 - 11:14:27
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
O Hospital Alzira Velano comemorou, como faz há muitos anos, o Novembro Roxo, mês dedicado a Prematuridade, realizando vários eventos, para divulgar a importância do cuidado com os recém nascidos prematuros, a necessidade da prevenção ao parto prematuro, a atenção especial com os pais e familiares e a constante atualização da equipe multiprofissional que a atua na UTI Neonatal.

Com cartazes alusivos a data e de orientação a comunidade, palestras, entrevistas e reuniões, a equipe da UTI neonatal se mobilizou para mostrar a importância do Novembro Roxo divulgando a importância dos temas relacionados a prematuridade.

O Novembro tem como cor símbolo, o roxo, cor que simboliza a sensibilidade e a individualidade, características que são muito peculiares aos bebês prematuros.

Este ano o tema especifico para o Dia Mundial da Prematuridade foi “Separação Zero: Aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos”. O objetivo é permitir que a mãe e o pai tenham livre acesso a UTI para acompanhar o filho prematuro o tempo todo e praticar o contato pele a pele, através do método Canguru.

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado mundialmente em 17 de novembro desde 2008 e tornou-se um movimento internacional com pessoas, instituições e organizações de mais de 100 países unindo forças e promovendo atividades, eventos especiais e se comprometendo a ajudar a melhorar a situação dos bebês e de suas famílias.

A médica neonatologista Annie Beatriz de Carvalho, coordenadora da UTI neonatal do Alzira Velano, explica que a prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade e que por isso diversas ações são desenvolvidas durante o mês de novembro com o objetivo conscientizar e alertar os profissionais da saúde, a população em geral e principalmente os pais, sobre o crescente número de partos prematuros e abordar a importância da prevenção e do cuidado com estas crianças, com foco na prevenção do nascimento antecipado e nos riscos envolvidos, bem como na assistência, proteção e promoção dos direitos dos bebês.

A médica conta que na UTI Neonatal do Alzira Velano desde a sua inauguração os pais são incentivados a realizar o contato pele a pele com seus filhos desde seu primeiro dia de internação na unidade, sempre que a criança se encontra em condições clínicas favoráveis. “Os pais são estimulados a permanecer na UTI junto a seus filhos recém nascidos pelo tempo que desejarem, não havendo restrição de horários para a permanência dos mesmos no setor”. “O acesso à Uti neonatal é livre para os pais e eles são orientados e ajudados pela equipe médica, de enfermagem e de fisioterapeutas a fazerem este contato, e em todos momentos são envolvidos nos cuidados com a criança.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 21/12/2023  - Preparação para o Natal
 17/11/2023  - Políticos visitam o Alzira Velano
 17/11/2023  - Hospital encerra 1ª fase do Lean
 10/11/2023  - Alzira Velano recebe premiação OURO
 25/10/2023  - Prevenção ao câncer de mama
 23/10/2023  - Pais de vestibulandos visitam Hospital
 11/10/2023  - Doar órgãos é doar vida!
 23/08/2023  - Captação de órgãos


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.