AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  Evento marca dia Mundial do Rim O Hospital Universitário Alzira Velano realizou esta semana campanha de prevenção com orientações sobre os cuidados necessários para manter a saúde dos rins, órgão de importância vital para o equilíbrio e bem estar do nosso organismo.
Soloni Viana 21/03/2023 - 11:30:56
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
O ano de 2022 foi um ano de muitos desafios, muitas doenças, desastres ambientais, enchentes e mudanças sociais. Tudo isso reflete diretamente na vida e consequentemente na saúde das pessoas, causando vários problemas e inúmeras doenças, principalmente nas população mais vulnerável, é o que dizem os especialistas.

O Hospital Universitário Alzira Velano realizou esta semana campanha de prevenção com orientações sobre os cuidados necessários para manter a saúde dos rins, órgão de importância vital para o equilíbrio e bem estar do nosso organismo. Sob a coordenação do médico nefrologista Dr. Francisco Lello, coordenador da central de hemodiálise do Alzira Velano e professor do curso de Medicina da Unifenas, os acadêmicos da Liga de Nefrologia, distribuíram folders e conversaram com os pacientes, visitantes e acompanhante no hospital sobre a importância dos rins e como prevenir as doenças renais. A campanha faz parte da comemoração do dia Mundial do Rim, evento internacional que acontece todos os anos sempre na segunda quinta-feira do mês de março. Este ano o Dia Mundial do Rim foi celebrado dia 9 de março e foram realizadas várias ações em todo país, programadas para abranger o maior número de pessoas, desde governantes, legisladores, educadores, profissionais de saúde e, principalmente, a população em geral.

Há 17 anos a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena no Brasil a Campanha do Dia Mundial do Rim, que tem como objetivos disseminar informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Todos esses objetivos estão resumidos no tema central que é “SAÚDE DOS RINS (& exame de creatinina) PARA TODOS”. Diversas peças publicitárias foram produzidas para utilização nos eventos, em mais de 800 localidades, além da iluminação de monumentos e prédios públicos, eventos educativos, aulas, ações de Ligas Acadêmicas, entre outras.

Estima-se que haja atualmente no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade. No Brasil, a estimativa é de que mais de dez milhões de pessoas tenham a doença.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Dr. Francisco Lello o tema especifico deste ano é “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”, esclarecendo que “os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde nos últimos anos, quer seja por eventos globais, como a pandemia da Covid-19, ou por catástrofes locais, como enchentes, desabamentos, desastres ambientais, demonstraram a necessidade de todos os setores da sociedade estarem preparados para o inesperado. E isso, especialmente, para proteger e cuidar dos mais vulneráveis. Quando esses eventos acontecem, os pacientes com doenças renais estão entre os que apresentam maior vulnerabilidade.

De acordo com o médico, na área da saúde renal, o tema deste ano conversa também com os grandes desafios a serem enfrentados no nosso país. Entre os pacientes com doença renal crônica, aqueles que são socialmente mais vulneráveis acabam tendo o diagnóstico em fases mais avançadas. Nesses casos, para os pacientes e seus familiares, o próprio diagnóstico da doença renal é um desafio inesperado.

“Todos esses objetivos estão resumidos no tema central que é SAÚDE DOS RINS (e exame de creatinina) PARA TODOS”, diz Dr. Francisco Lello, salientando que é importante que todos conheçam as quatro funções principais no organismo: Eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração; Regulação da formação do sangue e dos ossos; Regulação da pressão sanguínea; Controle do delicado balanço químico e de líquidos do corpo.

“Quando os rins já não funcionam corretamente, pode ser necessário fazer diálise. Na maioria das vezes, o tratamento deve ser feito para o resto da vida se não houver possibilidade de submissão a um transplante renal. A cada ano, aproximadamente 21 mil brasileiros precisam iniciar tratamento por hemodiálise", afirma o médico.
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 21/12/2023  - Preparação para o Natal
 17/11/2023  - Políticos visitam o Alzira Velano
 17/11/2023  - Hospital encerra 1ª fase do Lean
 10/11/2023  - Alzira Velano recebe premiação OURO
 25/10/2023  - Prevenção ao câncer de mama
 23/10/2023  - Pais de vestibulandos visitam Hospital
 11/10/2023  - Doar órgãos é doar vida!
 23/08/2023  - Captação de órgãos


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.