AlziraVelano Unifenas
       
 
 
     
  19 Maio dia da Doação de Leite Materno O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, que visa sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano.
Soloni Viana 19/05/2023 - 12:56:18
Imprimir
Imprimir
Tamanho da fonte
    Diminiu Fonte  Almentar fonte
Ampliar foto
Ampliar foto
Slogan para este ano de 2023 é “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno!”
O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno, que visa sensibilizar a sociedade para a importância da doação de leite humano. Os objetivos da celebração, realizada em todo o país, são de estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano e, divulgar as ações realizadas pelos bancos de leite humano nos estados e municípios brasileiros.
O tema central para comemorar o dia mundial da doação de leite humano este ano foi definido pelo colegiado gestor da Rede Global de Bancos de Leite Humano “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho: Doe leite materno! ”foi o slogan vencedor.
O leite materno é considerado a bebida mais valiosa do mundo. Além dos componentes básicos água, gordura e proteína, o leite materno é composto por inúmeras vitaminas, substâncias anti-inflamatórias, sais minerais, células-tronco e até micro RNA. Com isso, o bebê recebe na amamentação os nutrientes necessários para fortalecer seu sistema imunológico e proteção de inúmeras doenças, além de contribuir para diversos momentos fundamentais para estreitar ainda mais a relação entre a mãe e o bebê.
Nem todas a mães conseguem amamentar seus bebês, são vários fatores que podem interferir no processo da amamentação. Um deles é quando o bebê está internado e não pode ser amamentado pela própria mãe. O leite materno é importante para todos os bebês. A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida.
O Posto de Leite do Hospital Universitário Alzira Velano recebe média de 17 litros de leite humano por mês. Este leite é encaminhado para a pasteurização no Banco de Leite do Hospital Regional de Varginha e, após avaliação da qualidade e processamento este retorna ao Posto de leite para distribuição aos recém-nascidos internados que precisam deste leite.
Esta demanda ainda é insuficiente para suprir as necessidades de leite materno dos bebês internados neste hospital. Precisamos aumentar nossas doadoras para conseguirmos oferecer o leite materno a todos bebês que precisam, assim aumentaríamos os índices de recuperação e diminuiríamos o índice de mortalidade infantil.
Toda mulher que amamenta e possui grande quantidade de leite materno pode se tornar uma doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados no processo de recuperação.
Para ser uma doadora, entre em contato com o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Universitário Alzira Velano (3299-3623) assim você receberá todas as informações necessárias para a doação. No Posto de Leite você receberá os frascos necessários e esterilizados para doação, além de cuidar de todo transporte do leite fornecido. Tudo é feito para facilitar ainda mais esse gesto de amor!
Cátia Aline Silva Swerts
Leia outras Notícia
Ver todas as notícia
 21/12/2023  - Preparação para o Natal
 17/11/2023  - Políticos visitam o Alzira Velano
 17/11/2023  - Hospital encerra 1ª fase do Lean
 10/11/2023  - Alzira Velano recebe premiação OURO
 25/10/2023  - Prevenção ao câncer de mama
 23/10/2023  - Pais de vestibulandos visitam Hospital
 11/10/2023  - Doar órgãos é doar vida!
 23/08/2023  - Captação de órgãos


Voltar
 
 

Hospital Universitário Alzira Velano - R. Geraldo Freitas da Costa, 120 - Alfenas/MG - CEP: 37132-202 - Tel: (35) 3299 3500
© UNIFENAS - Todos os direitos reservados.